Guia Trans para os Media (TGEU)

Capa com o texto: Guia Trans para os Media, um guia inclusivo para profissionais de jornalismo, edição e criação de conteúdo

É oficial! O guia trans para os media reportarem sobre questões trans, de forma ética, já está disponível em português! 

Caros colegas jornalistas, editores e criados de conteúdo…. ops… enganei-me. De novo!

Profissionais de jornalismo, edição e criação de conteúdo (agora sim, com #linguageminclusiva):

A arte de contar histórias e de informar corretamente é a essência do jornalismo. É uma responsabilidade que vai além das palavras ditas ou impressas. É através delas que se molda o mundo, se modificam comportamentos, costumes e tendências. É enorme, a vossa responsabilidade!

Hoje tenho o prazer de apresentar-vos um guia essencial para a cobertura de histórias relacionadas com a diversidade de género, neste caso, sobre pessoas trans e questões-chave que estas enfrentam. Com este guia conseguirás explorar como podes amplificar de forma correta as vozes e histórias das pessoas trans, desconstruir mitos e conceitos e promover uma abordagem mediática mais verdadeira, inclusiva e responsável.

Espreita abaixo alguns dos tópicos do guia para atiçar a tua curiosidade!

 

Breve Checklist para uma Cobertura Consciente 

Antes de mergulhares nas nuances das questões trans, é crucial saber o que fazer! Esta breve checklist dar-te-á uma visão rápida sobre aspetos essenciais a considerar, garantindo que contas a melhor história com a sensibilidade e ética necessária.

 

Storytelling Inclusivo

A magia de uma história reside na capacidade de conectar-se com quem a lê. Descobre como incorporar elementos inclusivos que respeitam e representam a verdadeira diversidade da comunidade trans, não binária e de género diverso.

 

Desmistificar: Vieses nos Meios de Comunicação Social

De “ser trans é uma moda” a “as crianças estão a ser forçadas a fazer transição”, a TGEU desvenda-te toda a verdade com base em factos científicos para que derrubes os preconceitos e mitos prejudiciais que perpetuam estigma e discriminação contra as pessoas trans. Muitos destes preconceitos e mitos têm sido amplamente propagados nos diversos media em Portugal, situação que consideramos muito alarmante!

 

Temas-chave: desafios enfrentados pela comunidade

Explora os desafios mais comuns enfrentados pela comunidade trans, desde o reconhecimento legal de género até questões cruciais de despatologização (não considerar doença) e cuidados de saúde para pessoas trans.

Este guia da TGEU, foi traduzido pela Plataforma TransParente e é uma ferramenta valiosa para todas as pessoas que pretendem reportar ou dar voz à verdade, desafiando vozes populistas e noções preconcebidas descontextualizadas sobre a temática trans.

Vamos unir esforços para criar uma narrativa que celebra a diversidade e promove a inclusão. Vamos combater a desinformação, as falsas informações e notícias enganosas e de facto devolver a dignidade social nos media a todas as pessoas, independentemente da sua identidade ou expressão de género!

Descarrega o Guia Trans para os Media em português!
Podes ainda descarregar o original em Inglês aqui na página da TGEU.

 

Já em 2022 a TransParente havia participado no processo de consultoria externa de apoio à produção e revisão do Manual de Referência LGBTI+ para Jornalistas e Profissionais de Comunicação, encomendado pela Associação Ação pela Identidade, no âmbito do projeto ANTI lab – cofinancidado pelo Fundo Social Europeu, ao abrigo do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) do Portugal 2020.


Junta-te a nós nesta jornada para uma cobertura mediática mais informada e consciente sobre a temática trans. O Guia trans para os media é uma ótima ferramenta para tornares isso realidade.

Quero ainda agradecer ao empenho extraordinário feito por Samuel Maia (tradução), Jéssica Vassalo (apoio a revisão) e Freda Paranhos (prefácio) pela sua enorme contribuição para que este trabalho fosse possível! Gratidão!

#DiversidadeDeGénero #Inclusão #JornalismoConsciente #trans #identidadedegénero #transgénero

 

Gostas deste conteúdo?

Deixa-nos os teus comentários e apoia o nosso trabalho.

Referências usadas:

TGEU  – Trans Media Guide
Associação Ação Pela Identidade –Manual de Referência LGBTI+

Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar

Explorar mais

Relatório de atividades da plataforma transparente
Pessoas

O que é a Plataforma TransParente?

O que será que andas a perder? Explora o nosso relatório e o impacto transformador que as nossas atividades têm para a sociedade em geral, para as pessoas LGBTQI+, e em particular para as pessoas trans e suas famílias, que apoiamos ao longo destes últimos anos. Junta-te a nós!