O que é a Plataforma TransParente?

Relatório de atividades da plataforma transparente

Se achas que sabes o que é a Plataforma TransParente e o que há aqui para ti, pensa outra vez! Estamos prestes a surpreender-te!

A Plataforma TransParente é um projeto de empreendedorismo social criado no âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego (PAECPE) do IEFP, tendo sido aprovado em abril de 2021 por apresentar viabilidade económica.

Mas sabes o que torna o nosso projeto único?

Distinguimo-nos das demais entidades e projetos em Portugal, uma vez que somos a primeira plataforma digital portuguesa para a promoção e respeito pela inclusão da diversidade sexual e de género, com foco particular na temática trans, não-binária e de género diverso.

Nenhuma outra organização ou entidade oferece acesso exclusivo à tua área privada. Neste espaço, podes encontrar os teus favoritos, os produtos da tua subscrição e uma plataforma de aprendizagem flexível, permitindo-te realizar cursos em diferentes níveis. Além disso, disponibilizamos um portal de empregos com vagas de entidades selecionadas e certificadas por nós como inclusivas da diversidade sexual e de género. E claro, sem esquecer que a qualquer hora, em qualquer lugar, poderás ainda aceder a uma rede de profissionais ou serviços que sabem respeitar-te. E não, não são entidades que praticam pinkwashing, são verdadeiras inclusionriders!

O que começou como um projeto individual, tornou-se num projeto da comunidade para a comunidade!

Desde 2021, temos proporcionado oportunidades a pessoas LGBTQI+ e aliadas para colaborarem na Plataforma TransParente, tanto através das suas habilidades profissionais como das suas competências pessoais. 

Valorizamos profundamente o percurso pessoal e profissional de cada pessoa, reconhecendo a importância do tempo dedicado à causa LGBTQI+ e, mais especificamente, à defesa dos direitos das pessoas trans. Por essa razão, todas as pessoas colaboradoras na nossa plataforma são devidamente remuneradas pelo seu empenho. Nenhuma delas prestou voluntariado! 

Podes-te perguntar: “Mas são contra o voluntariado?” Não, não somos contra o voluntariado, mas compreendemos que, atualmente, não dispomos da capacidade necessária para gerir voluntariado. Optamos por remunerar todas as pessoas que desejam colaborar connosco ou oferecer-lhes serviços que possam necessitar do nosso apoio. Assim, todas contribuem e todas recebem. Este é um processo de reciprocidade justo, acrescentando valor não só ao percurso pessoal mas também ao profissional destas pessoas.

Queres saber quem colaborou connosco? Descarrega abaixo o nosso relatório!

 

O que fez a Plataforma TransParente até agora?

Se estás à espera que vá resumir 2 anos e meio de trabalho árduo, noites sem dormir, discussões, e muito, muito stress, em apenas meia dúzia de palavras, podes deixar o cavalinho à chuva! Sabemos que a malta é preguiçosa! 

Por isso, resumindo:

  • obtivemos mais de 50 subscrições de pessoas individuais à plataforma TransParente
  • recebemos cerca de 34 pedidos de colaboração, entre elas, 7 pedidos internacionais
  • no espaço de um mês, angariamos mais de 750€ para uma causa LGBTQI+ que escolhemos apoiar no ano 2023
  • realizámos diversas 3 grandes formações (tudo na área da linguagem neutra e inclusiva)
  • ajudamos pessoas a informar-se corretamente sobre os mais variados tópicos LGBTQI+ que possas conhecer, prestando serviços de sessão informativa a cerca de 10 pessoas individuais e às suas famílias.
  • traduzimos dois manuais super, super importantes! Um: As normas de cuidados de saúde a pessoas trans e de género diverso (SOC-8) e Dois: O Guia Trans para os Media da TGEU!
  • além de tudo isto, estivemos no palco internacional, no Parlamento Europeu num evento (EYE 2023) sobre direitos humanos, e ainda na sede oficial das Nações Unidas em Geneva a interagir com figuras diplomáticas sobre a temática das pessoas trans.
  • participámos em diversas campanhas publicitárias, curtas-metragens e campanhas nacionais para a igualdade de género e não discriminação.
  • e muitoooooo mais!

E se isto não é suficiente para te pôr a ler o nosso relatório, não sei o que será!

Para descobrires tudo sobre a Plataforma TransParente, lê agora o relatório de atividades.

Gostas deste conteúdo?

Deixa-nos os teus comentários e apoia o nosso trabalho.

Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar

Explorar mais

Relatório de atividades da plataforma transparente
Pessoas

O que é a Plataforma TransParente?

O que será que andas a perder? Explora o nosso relatório e o impacto transformador que as nossas atividades têm para a sociedade em geral, para as pessoas LGBTQI+, e em particular para as pessoas trans e suas famílias, que apoiamos ao longo destes últimos anos. Junta-te a nós!