Chegou o momento do ano em que as vozes de pessoas Trans e de Género Diverso serão ouvidas nos espaços das Nações Unidas (ONU).
Em Genebra, de 18 a 24 de Junho, irá ter lugar a sétima edição da United Nations Trans Advocacy Week 2023 (UN TAW 2023), que significa Semana de Defesa dos Direitos Trans ao nível das Nações Unidas.
O Andreo Gustavo, fundador da TransParente, foi selecionado para participar e fazer ouvir as vozes da comunidade Trans, Não Binária e de Género Diverso de Portugal.
Neste artigo vais saber mais sobre:
- O que é a UN TAW 2023
- Quem participa
- Qual a sua importância para o movimento Trans
- Como podes participar no futuro
O que é a UN TAW 2023
A United Nations Trans Advocacy Week (UN TAW) é um projeto coletivo de organizações não governamentais que oferece a possibilidade, a ativistas Trans de todo o mundo, de fazer chegar as suas reivindicações a um nível global e a espaços internacionais onde se defendem os direitos humanos.
Desta forma, as pessoas trans e de género diverso têm a oportunidade de chamar consciencializar e chamar a atenção para os desafios e discriminação experienciadas por estas comunidades, de forma a promover maior equidade, aceitação e compreensão.
A UN TAW oferece ainda a possibilidade de acompanhar a sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (UNHRC) que acontece em junho/julho.
Quem participa
No ano passado, as sessões foram virtuais devido à pandemia provocada pela Covid-19, no entanto, este ano, as sessões serão presenciais em Genebra.
As várias organizações parceiras e co-organizadoras da UN TAW 2023 – Global Action for Trans Equality (GATE), Asia Pacific Transgender Network (APTN), East Africa Trans Health and Advocacy Network (EATHAN), ILGA World, Swedish Federation for LGBTQ Rights (RFSL) e TGEU: Transgender Europe & Central Asia irão levar 14 participantes, que foram previamente selecionados, para participar.
O Andreo Gustavo, fundador da TransParente, é um dos participantes da Europa Ocidental. Irá juntamente com mais ativistas trans de Africa, Asia Pacífico, Médio-Oriente, Asia Central, Europa Ocidental e Oriental e América Latina e Caraíbas, ter esta oportunidade única de interagir e conhecer as realidades das comunidades Trans, globalmente, e aprender a usar os sistemas das Nações Unidas para promover os direitos humanos de pessoas trans e de género diverso.
Qual a sua importância para o movimento Trans
Esta iniciativa é extremamente importante para o movimento Trans, Não Binário e de Género Diverso, pois permite que ativistas possam conhecer melhor de que forma podem melhorar ou reforçar iniciativas de defesa dos direitos a nível local, interagindo adequadamente com os mecanismos e instituições das Nações Unidas.
Como podes participar no futuro
É também a nova organização onde o Andreo Gustavo se encontra a prestar serviços de Assistente de Comunicação (Communication Officer).
Podes seguir as nossas redes sociais acompanhar ao dia tudo o que se irá passar!
Podes também gravar este link que te permitirá assistir à 53ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas – Human Rights Council (HRC) em direto, onde o Andreo estará presente.
Se ainda não subscreveste à nossa Plataforma TransParente, fá-lo agora e ajuda-nos a continuar este trabalho.
Texto adaptado de:
United Nations Trans Advocacy Week 2023 – GATE
Outras referências: