Perguntámos ao Chat GPT quais seriam as áreas inexploradas em Portugal na temática LGBTQI+ que poderiam ser rentáveis para as organizações. Sabes o que respondeu?
Descobre as 4 coisas que o Chat GPT disse e o quão extraordinariamente mostra a importância da nossa Plataforma TransParente.
1 – Serviços de Viagens LGBTI friendly
O chat GPT apontou o mercado das viagens como uma possibilidade inexplorada. Afirmou que Portugal é um destino turístico muito popular e que pode existir a oportunidade para personalizar as experiências de turistas LGBTQI+, em especial no que se refere a alojamentos inclusivos e experiências em locais ou eventos LGBTQI+ amigáveis.
Mas será que é apenas isso? Acreditamos que não!
Muito antes do Chat GPT ter sido criado (2022), a TransParente já se tinha questionado:
– quantas empresas ou organizações providenciam viagens sobre a temática LGBTQI+?
E não estamos a falar de viagens para pessoas LGBTQI+, pois na verdade, o gosto de viajar pode ser comum a qualquer pessoa, independentemente da sua orientação ou identidade. Trata-se sim de viagens cuja temática providencia às pessoas um conhecimento histórico, político, cultural e recreativo sobre a diversidade sexual e de género. Essas viagens não serão, obviamente, só em Portugal.
Se tens uma agência de viagens e gostarias de incluí-la na nossa rede de entidades inclusivas – EQI, então estás no sítio certo!
Se tens um projeto de agência de viagens ou gostarias de explorar a hipótese de criar um programa LGBTQI+ friendly, fala conosco, temos um programa pensado para implementar com pessoas que queiram investir neste mercado.
2 – Locais de Trabalho LGBTQI+ Inclusivos
Ora nem mais! Este foi um dos motivos que levou à criação da nossa Plataforma TransParente: a necessidade de transformar as estruturas e cultura das empresas e organizações. E o Chat GPT sabe-o! O chat afirma que muitas são as empresas que aumentaram o interesse em promover locais de trabalho mais inclusivos e diversos. Diz ainda que deveríamos focar-nos em providenciar serviços que tornem as políticas, formação e iniciativas de diversidade mais LGBTQI+ inclusivas.
Chat GPT, agradecemos-te por confirmares o quão importante a nossa plataforma é reafirmares a nossa liderança!
Temos ainda serviços de consultoria, assessoria e apoio à inovação para que não falte nada à tua empresa ou organização no que toca à inclusão desta temática.
Em especial, temos uma ferramenta de auto-análise, composta por 3 fases, que permite à tua entidade auto-analisar o seu nível de inclusão da diversidade sexual e de género.
Se és uma pessoa trabalhadora, faz o pequeno teste (não te preocupes que não iremos dizer à tua empresa ou organização que o fizeste)
Se és responsável de RH, liderança ou gestão de uma empresa ou organização, começa por analisá-la aqui.
E se tens real interesse em tornar o local de trabalho da tua empresa ou organização mais inclusivo, em especial de pessoas trans e de género diverso, torna-te uma entidade parceira e ganha acesso a recursos únicos para tal.
3 – Serviços de Saúde e Bem-estar específicos para pessoas LGBTQI+
O chat GPT afirma que o desenvolvimento de serviços de saúde e bem-estar especializados que têm como público-alvo a comunidade LGBTQI+, tais como clínicas ou centros que providenciam cuidados de saúde inclusivos e centrados nas necessidades específicas deste publico, poderão prosperar.
Ora, algumas pessoas críticas poderão dizer: a comunidade LGBTQI+ não tem necessidades de saúde e bem-estar específicas, pois somos iguais a todas as outras pessoas.
R: Certo! Só que não!
De facto os estudos apontam que, devido à discriminação, exclusão, marginalização, bullying, violência e outras situações, as pessoas LGBTQI+ poderão ser alvo de maior propensão para problemas de saúde como ansiedade, depressão, ideação suicida, auto-mutilação, LGBTQIfobia internalizada, entre outras, que colocam em causa a sua saúde física, mental e o seu bem-estar.
E vejamos, as terapias de conversão apenas este ano 2023 foram criminalizadas em Portugal. Até então, muitas pessoas passavam por processos de tentativas de conversão da sua orientação e identidade para tentar torná-las heterossexuais ou cisgénero novamente.
Tornou-se imperativo em Portugal que quem providencia serviços de saúde e bem-estar saiba como atender, respeitar e incluir as pessoas LGBTQI+, de forma a não perpetuar mais estigma, preconceito e discriminação. Inclusive, a Direção Geral da Saúde (DGS) lançou um manual que ajuda qualquer profissional a fazê-lo.
A TransParente tem sido fundamental nesse trabalho e agora, em Julho, irá lançar a primeira Rede de Entidades Queer Inclusivas que são certificadas como entidades inclusivas, preparadas para atender ou providenciar serviços a comunidade LGBTQI+.
Todas as entidades constantes da nossa EQI passaram por um processo de formação ou avaliação.
Se és uma pessoa trabalhadora independente, queres providenciar serviços à comunidade LGBTQI+, entra em contacto conosco ou sabe mais aqui sobre a EQI.
Se representas uma empresa ou organização, faz uma parceria conosco e torna-te EQI.
4 – Produtos de apoio à comunidade LGBTQI+
O Chat GPT disse-nos ainda que a criação de produtos especificamente desenhados para a comunidade LGBTQI+, tais como vestuário, acessórios, cosméticos e produtos para a casa que promovam a inclusão, auto-expressão ou identidade de género, são também uma forte aposta.
Não é à toa que muitas organizações LGBTQI+ têm os seus próprios produtos e merchandizing para vender à comunidade. Em especial nestes meses de Maio, Junho e Julho, pois são os meses em que ocorrem mais atividades relacionadas com o rogulho (Pride) a nivel nacional.
A TransParente foi mais além! Decidiu criar produtos digitais, os chamados infoprodutos, que estão disponíveis para ti a qualquer hora, em qualquer lugar, basta apenas acederes às internet.
Os produtos que criámos são infoprodutos especificos sobre a comunidade LGBTQI+ e muitos para a comunidade trans e de género diverso. São produtos sobre direitos familiares, direitos na escola, direitos no trabalho, procedimentos de género, procedimentos hormonais, dados estatísticos, informação sobre educação sexual, e muito mais! Muitos são gratuitos, outros custam entre 3 e 13€.
Além disso, tornou-se essencial educar a comunidade sobre a temática, por isso criámos cursos específicos, desde os mais mini que possas imaginar, aos mais complexos!
E o melhor é que todos os nossos cursos têm língua gestual portuguesa para que a comunidade surda LGBTQI+ possa igualmente aprender e ensinar.